O que fazer para usar salto e não doer o pé? 7 dicas!

Grande parte das mulheres amam os saltos altos, contudo, nem todas usam com grande frequência pelos fatores característicos desse tipo de calçado, afinal, eles exigem diversas adaptações do corpo da mulher.

Os saltos, quando usados de forma inadequada ou quando a mulher não está acostumada, podem causar problemas e dores nos pés, nos joelhos, no quadril e até mesmo na coluna, visto eles mudam totalmente a biomecânica do corpo.

Então, para você não se machucar quando estiver com seu salto favorito, é importante estar ciente de algumas dicas para usar salto alto e não doer o pé e, assim, ter uma experiência mais confortável ao usar esses sapatos que deixam as produções tão elegantes. Vem conferir as dicas da Dumond!

7 dicas para não ter dor no pé com salto alto!

Que sonho seria usar um belo sapato de salto alto a noite toda, dançar e aproveitar uma festa com estilo e elegância, não é mesmo? Contudo, nós sabemos que, na prática, a experiência pode ser um pouco diferente.

Então, anote estas dicas para você ter uma experiência mais agradável ao sair de salto alto. Confira:

1. Use um salto com uma altura adequada para você!

Sabemos que existem saltos de diferentes alturas: de 5, 10, 15 centímetros, e eles são escolhidos conforme a ocasião, a produção e até mesmo com relação à altura da mulher.

sandália de salto fino ao lado de tabela com medidas de saltos

Contudo, quanto mais alto o salto for, mais difícil de andar e mais desconfortável poderá ser o sapato. Então, se você quiser ter um pouco mais de conforto, opte pelos saltos menores (com cerca de 5 centímetros de altura), afinal, eles são melhores para suportar o peso do corpo, distribuído nos pés.

Outra dica válida é colocar uma palmilha no peito do pé, por dentro do sapato quando o modelo permitir, para equilibrar um pouco a altura e diminuir a curvatura do pé.

2. Escolha um calçado confortável

É muito importante que, no momento que você for escolher o sapato de salto, ele seja exatamente do tamanho do seu pé, sem apertar ou sobrar nenhuma parte, afinal, usar salto exige essa firmeza.

Além disso, você também precisa considerar o material do calçado que pretende usar. Opte por sapatos mais macios, de preferência, aveludados e acolchoados, com materiais mais maleáveis que cedem um pouco quando você encaixar os dedos no sapato.

Os sapatos de materiais duros costumam machucar os pés com pouco tempo de uso, então, evite ao máximo usar esse tipo de calçado.

3. Na dúvida, opte por um salto mais grosso

É preciso ressaltar que quanto mais grosso for o salto, mais estabilidade ele oferecerá para você caminhar e, consequentemente, reduzirá os riscos de você machucar seus pés.

foto à esquerda de pé feminino em sandália de salto grosso e foto a direita de mulher sentada no chão usando sandália de salto grosso

Com um salto mais grosso, o peso do corpo se distribui melhor no calcanhar e há um risco menor de você torcer o pé acidentalmente.

Caso você julgue que a ocasião exija um salto agulha, escolha aquele sapato que não fique muito folgado no pé, assim, seus pés não ficam deslizando, e certifique-se de que você tem experiência para se equilibrar nele e não cair, ok?

4. Coloque palmilhas no calçado

Outra dica muito legal para promover mais conforto na hora de usar salto é colocar palmilhas de silicone no seu sapato. Esse tipo de palmilha oferece um conforto ideal, pois deixa o calçado mais macio e proporciona um sistema de amortecimento maior.

Elas são facilmente encontradas em sapatarias, em algumas farmácias ou mesmo na internet. Você também pode optar por comprar uma palmilha feita sob medida, indicada por um ortopedista e feita de acordo com o seu tamanho de calçado e com os principais pontos de pressão para os seus pés.

5. Laceie um pouco o sapato antes de sair de casa

É provável que você saiba que os calçados ficam muito mais confortáveis quando você já os laceou, ou seja, quando eles já tomaram um pouco o formato dos seus pés. Então, quando você for usar um salto que já usou alguma vez, é provável que você sinta mais conforto

duas fotos lado a lado de pés femininos com meia calça usando sapato de salto fino

Entretanto, se você for usar um sapato de salto novo, é recomendado que caminhe com ele por cerca de 30 minutos em casa antes de sair, pois, assim, seus pés se adaptam melhor ao calçado.

Caso você não consiga aguentar ficar com o sapato durante esse tempo, provavelmente não irá aguentar ficar com ele nos pés o dia ou a noite toda. Então, pode ser que você precise trocar e estrear seu novo sapato outro dia.

6. Treine seus pés para usar salto

Fortalecer os pés com exercícios também pode ser uma forma de ter mais conforto aos usar os sapatos de salto alto, afinal, seus pés estarão mais fortes.

Então, é válido realizar exercícios de alongamento para os músculos do pé, bem como de fortalecimento de dedos e tornozelo. Tire um tempinho por dia e faça os alongamentos e exercícios algumas vezes por cerca de duas semanas antes da data do evento que você precisará usar aquele belo salto alto.

7. Tire o salto para descansar os pés por alguns minutos

Pode ser que você tenha escolhido um lindo sapato de salto para trabalhar ou para aquela festa de gala que você estava aguardando há algum tempo, contudo, sabemos que ficar com esse tipo de sapato por várias horas seguidas pode ser muito incômodo, por mais macios e confortável que eles sejam, não é mesmo?

Então, permita-se tirá-los dos pés por alguns minutos para descansar um pouco. Aproveite um intervalo que surgir na agenda ou vá para uma sala de descanso para deixar seus pés respirarem e relaxarem!

E aí, vai colocar essas dicas em prática da próxima vez que for colocar aquele sapato de salto? Esperamos ter ajudado e que você tenha uma experiência mais confortável na sua produção com salto alto!

Deixe um comentário