Dicas para tirar fotos e valorizar o look no Instagram!

Tirar fotos que valorizam o look pode ser muito mais fácil do que parece. Diversas blogueiras e famosos, muitas vezes possuem equipes profissionais para ajudar nos melhores ângulos. Porém, nós da Dumond vamos te dar as dicas fundamentais para você arrasar no Instagram com fotos de efeito profissional, mas que podem ser feitas com seu celular!

Seja em viagens, em casa ou apenas para exaltar aquele visual que passamos um bom tempo produzindo, não podemos esquecer de registrar! Para tirar as fotos com nitidez já vamos te indicar um fundamento básico, que é limpar a lente de sua câmera antes de começar, assim ele capta melhor o que será registrado. Depois de ter feito isso, você estará pronta para seguir as outras dicas! Vem com a gente!

Como tirar fotos bonitas do look?

Celulares, câmeras profissionais ou intermediárias, cada uma delas possui funções diferentes e para explorá-las é necessário entender qual particularidade te ajuda a tirar a foto perfeita. Nos celulares você consegue ver essas características nas configurações do aparelho ou na própria câmera, vá testando cada função e descubra qual fica melhor para a foto que deseja tirar. Isso vai depender muito do ambiente, então valorize também o cenário.

Depois de descobrir as funções da máquina que realizará sua foto, está na hora de pensar em outras características fundamentais para uma foto de qualidade, como iluminação, ângulo, regra dos terço e composição, todas fundamentais para a qualidade da imagem.

Iluminação adequada

Sem iluminação não existe fotografia, isso porque a câmera precisa de pelo menos um ponto de luz para captar uma imagem, portanto essa dica é primordial tanto para selfies ou fotografias feitas por outra pessoa, para que você consiga entregar a foto que deseja!

Use do sol como auxiliar de iluminação, ele possui a luz natural incomparável, entretanto é preciso tomar alguns cuidados com ele também, já que, dependendo da posição que estiver pode dar aspectos desagradáveis. Por exemplo, se o sol estiver atrás de você e a foto for tirada contra a luz você não irá aparecer com nitidez, o destaque maior será no fundo e não no objeto principal, que é você – a menos que queira deixar a paisagem mais clara do que você aparecendo, apenas sua silhueta.

Vale a pena testar incluir um flash para ajudar em ambientes mais escuros, como as fotos dentro de casa. Quanto mais luzes direcionadas a você melhor, então teste deixando as luzes na sua frontal na direção de seus olhos ou faça tentativas com elas posicionadas nas laterais, com isso você destaca partes diferentes de seu rosto.

A iluminação debaixo para cima também pode destacar partes indesejadas, porque deixa sombras e um aspecto de maldade – elas são usadas no cinema ou em fotografias que remetem à maldade, porque o destaque nas sombras desse ângulo no rosto proporcionam isso.

O mesmo acontece com a luz de cima para baixo, entretanto o aspecto muda, mas continua deixando as linhas de expressão destacadas, como olheiras e rugas, por isso o mais indicado é fotografar com a luz na direção dos olhos, tanto com a iluminação artificial quanto com a luz natural do sol, em que fica nessa posição geralmente entre 16 à 17h.

Regra dos terços – alinhando os pontos em destaque

A regra dos terços é uma técnica de dividir a foto em linhas, isso separa 9 quadros que delimitam o alinhamento em que você deve se posicionar. Para usar desse método, você precisa ativar a opção “linhas de enquadramento” nas configurações da câmera de seu smartphone.

Com 3 linhas na horizontal e outras 3 na vertical, os pontos de convergência vão definir o posicionamento adequado do elemento ou da pessoa que estiver sendo fotografada. Essas convergências estão nos pontos em que elas se encontram, e foram criados para auxiliar na foto bem enquadrada, além de definirem os espaços em que as pessoas mais olham quando veem uma foto.

Qual o melhor ângulo?

O ângulo certo é o que você se sente melhor! Uma frase clichê, mas que na verdade é muito precisa, uma vez que só você vai poder entender quais os ângulos te valorizam mais. Por isso teste de todas as posições possíveis na frente do espelho e depois tire diversas fotos sem medo, afinal, se não gostar é só apagar, não é mesmo?

Se você quer deixar alguma parte em destaque, como uma peça de roupa, ou até mesmo uma bolsa, procure um fundo liso, como uma parede ou o próprio céu, porque os elementos que você deseja deixar a mostra ficarão mais nítidos. O fundo pode agregar ou encher sua foto de informação, por isso entenda primeiro o que você quer destacar!

As fotos em paisagens que podem exaltar seu look, podem ter a composição pegando todo o cenário, e para você aparecer alinhada com o ambiente deixe o enquadramento da cintura para cima – isso no caso de uma foto mais próxima de você com a paisagem mais longe – já nos casos em que você quer ter proporções semelhantes a do lugar, afaste-se até encaixar todo seu corpo na foto.

Agora você só precisa baixar um aplicativo de edição de fotos de sua escolha, se precisar ajuste o brilho, contraste, realce e sombras da maneira que você escolher. Vista-se com elegância, inclua no look uma bolsa sofisticada e tire a foto perfeita em qualquer lugar. Esperamos que você tenha gostado dessas dicas, te esperamos no próximo post!

Deixe um comentário