Como limpar sapatilha: passo a passo certeiro e prático!

As sapatilhas são aqueles calçados indispensáveis no guarda-roupa feminino. Para dias quentes ou frios, para o trabalho ou para ficar em casa, em um passeio… Enfim, elas são muito versáteis e práticas de se usar, além de combinar com diversos looks. E é por isso que você precisa ter um cuidado especial com elas. Afinal, se esse sapato não sai do seu pé, é preciso saber limpá-lo bem, certo?

Você sabe, realmente, como limpar sapatilha da maneira correta? O que se usa para cada tipo de material? Se não, a Dumond, hoje, veio te ensinar como fazer isso com um Guia Completo e super simples, com um passo a passo prático. Quer saber mais? Então, continue com a gente nesse post!

A importância de higienizar bem as sapatilhas

Você já ouviu aquela expressão “a primeira impressão é a que fica” nem totalmente mentira, nem totalmente verdade, porém, não há como negar que acontece, certo? Com os sapatos a história se repete. Limpar as sapatilhas as deixa esteticamente mais agradáveis, realçam o material, os detalhes e tudo mais.

Mas, acima de tudo, manter esses calçados limpos, principalmente se você usá-los quase todos os dias, será de enorme benefício para a saúde dos pés. Com tudo limpo, o acúmulo de bactérias é evitado e as glândulas sudoríparas funcionam corretamente, sem exageros.

Primeiros passos de como limpar sapatilhas

Os primeiros passos antes da limpeza desses calçados permitirá que todo o processo seja mais otimizado, rápido e sem dores de cabeça. Além disso, eles são uma maneira de organizar todo o espaço para que não haja desperdício de produto, água e afins. Sendo assim, você deve seguir as seguintes recomendações:

  1. Identifique o material que foi usado para confeccionar sua sapatilha (couro, material sintético, camurça etc.);
  2. Separe os materiais para limpeza: sabão neutro, bucha, panos secos e escovinhas de cerdas macias;
  3. Retire toda a sujeira “grossa” da sola com a escovinha e um pouco de água;
  4. Limpe as sujeiras internas mais pesadas com um papel higiênico.

Fez tudo certinho? Agora, pode ter certeza que será muito mais fácil limpar suas sapatilhas. E para que você tenha mais praticidade, dividimos cada tipo de material em uma categoria, pois cada um requer cuidados diferentes.

Como limpar sapatilha de couro

O couro, apesar de ser um material muito resistente, não deixa de ser delicado. Ele costuma ser muito sensível à água, portanto é sempre bom evitar molhar sapatos confeccionados com ele. Mas, não se preocupe, você limpará suas sapatilhas de couro super bem se seguir esses passos:

1. Retire a sujeira acumulada

Mesmo tendo feito os passos anteriores antes da limpeza do calçado, como retirar a sujeira da sola, é possível que a parte de cima da sapatilha ou suas laterais ainda tenham ficado sujas. Por isso, com um paninho seco, de preferência macio para não riscar o material, limpe todo o exterior do sapato, retirando a poeira que pode ter ficado acumulado.

2. Umedeça o pano

O pano pode ser umedecido com um pouco de água ou com o produto certo para tratar couro. Esse último removerá todas as impurezas e, ainda, deixará a sapatilha com um aspecto bem mais macio e brilhante. Caso o couro seja sintético, um paninho úmido é o suficiente para tirar as impurezas do calçado.

3. Seque

Se o couro for sintético e não tratado com nenhuma graxa incolor e se a limpeza for realizada com um pano bem úmido, não se esqueça de pegar um pano seco para retirar toda a umidade restante. Assim, sua sapatilha de couro está pronta para descansar um pouco e, depois, ser usada!

Como limpar sapatilha de plástico

As sapatilhas de material plástico são as mais fáceis de lavar, já que não existe tecido algum para embolorar ou deixar aquele cheiro desagradável de algo que não secou direito. Para lavar suas sapatilhas desse tipo, basta seguir os passos:

1. Pegue uma escova com cerdas macias

É essencial que seja de cerdas macias para não riscar o material. Mesmo ele sendo bem resistente, os riscos não saem e acumulam sujeira, por isso, tenha cuidado!

2. Adicione sabão neutro na escova ou no próprio sapato

O sabão precisa ser neutro porque, assim, não há tantos componentes abrasivos para estragar o material da sua sapatilha. Ah, e não precisa usar uma quantidade enorme, basta colocar o suficiente para fazer espuma e para que essa aja em toda a sujeira de maneira eficiente.

3. Esfregue e enxágue!

Que maneira melhor de retirar toda a sujeira da sua sapatilha do que esfregando? Por isso, passe a escovinha por todo o material, principalmente na sola – aqui você pode colocar mais força.

Depois de ter esfregado tudo, enxágue para ver se saiu todas as sujeiras, caso não, continue o trabalho. Quando tudo estiver bem limpo, lembre-se de retirar todo o sabão para que sua sapatilha não manche.

4. Seque a sapatilha

Com um dos panos secos que você separou, tire todo o excesso de água da sapatilha, principalmente a parte interna que, por receber menos ventilação, pode demorar mais para secar. Assim que você fizer isso, coloque as sapatilhas em pé, apoiadas na parede, em uma sombra. Na sombra, o material não endurece e nem resseca. Depois, ela estará pronta para ser usada!

Como limpar sapatilha de camurça

A camurça é um tecido bem sensível, parecido com o veludo, e não pode ser molhado, pois estraga! Mas não se preocupe, pois não é muito difícil fazer a limpeza. É muito simples, confira:

1. Utilize uma escova de cerdas macias

O ideal para sua limpeza é usar apenas uma escovinha de cerdas macias de nylon para esfregá-la, mas sem forçar muito. Se houver alguma mancha mais forte, pegue uma borracha e esfregue até sumir. Caso a sujeira seja muito grande, pode usar sim um pouco de água, mas só umedecendo, não molhando diretamente.

2. Limpe o solado

O solado pode ser limpo com uma buchinha, pelo lado mais áspero, com um pouco de sabão e água. Tente não molhar o outro lado! Depois que limpar, enxágue bem até a água sair transparente.

3. Higienize internamente

Para limpar por dentro, um paninho levemente úmido e depois um seco pode ser uma boa estratégia. Nada de molhar também, ok? Se a camurça for de cor escura, é perigoso até manchar sua meia se você usa meias de sapatilha.

No final, pode retirar todas as marcas de escovação com o lado macio e seco de uma bucha, assim a sua sapatilha fica com carinha de limpa e pronta para usar! Basta colocar um look bem bonito, um acessório prático e que tenha o seu estilo, então você vai arrasar em qualquer lugar que esteja.

Vale lembrar que é preciso que seus pés estejam sempre limpos também para que não haja mau-cheiro. Lave sempre bem entre os dedos e os seque, além de procurar manter meias sempre limpas, mesmo em outros sapatos. Além disso, é bom sempre revezar as sapatilhas, porque mesmo com toda a limpeza do mundo, se você usar a mesma todos os dias, a sujeira se acumula e o mau-cheiro vai se instalar!

Atentando-se a todos esses cuidados de higiene própria e limpeza de suas sapatilhas, elas durarão muito mais! Ah, e alguns desses cuidados são os mesmos com outros calçados, sabia? Aproveite as dicas!

E para conferir mais dicas de looks, combinações com sapatos e acessórios em geral, continue acompanhando o blog da Dumond. Aqui você conhece todas as tendências em sapatos e como combinar sapatos e roupas para todas as ocasiões. Até a próxima!

Deixe um comentário