Como limpar bolsa de couro? Aprenda a conservá-la!

Investir em uma bolsa de couro é essencial para quem quer um acessório que dure por anos, afinal o material e o design de cada uma são especiais e muito resistentes, mas claro, isso só é possível se mantermos um cuidado adequado. O couro, por ser de origem animal, precisa de cuidados fundamentais que devem ser feitos regularmente. Hoje, nós da Dumond, vamos te ensinar algumas dicas para deixar sua bolsa de couro impecável sem danificá-la!

Quando realizar a limpeza de uma bolsa de couro?

A limpeza das bolsas de couro deve ser feita mensalmente, pelo menos uma vez a cada 30 dias. Mesmo que ela não esteja suja ou não apresentar nenhuma mancha, esse cuidado é necessário, uma vez que o material vem do couro de um animal e por mais que tenha essa resistência extra, ainda necessita de atenção.

Mas se você não fizer o uso frequente desse acessório, não há essa necessidade de manter a higienização sem sem utilizar, essa dica da limpeza mensal é mais indicada para quem ao menos usa a bolsa algumas vezes no mês. Agora, se você ama bolsas assim como nós, sabemos que vai variar cada dia da semana com uma diferente, e as de couro podem não ser usadas com tanta frequência.

Se você achar que suas bolsas de couro estão precisando da limpeza, segue essas dicas que vamos te passar:

Como limpar a bolsa de couro em casa?

Para limpar sua bolsa de couro você vai precisar de alguns produtos essenciais, mas alguns procedimentos devem anteceder a limpeza como: esvaziar toda a bolsa, retirando todos os pertences que estão dentro dela. Com eles podem ficar alguns vestígios de poeira, pequenos elementos grudados no interior, entre outros, e para retirá-los vire o forro do avesso e tire aos poucos até ela ficar sem nada. Se esse procedimento ficar difícil utilize um aspirador de pó para facilitar.

Agora que você já retirou tudo que estava dentro dela, estamos prontos para começar a limpeza externa da bolsa de couro, essa etapa pode trazer sujeiras vindas de lugares e produtos diferentes. São precisos cuidados distintos para cada caso, aqui vamos citar alguns deles e como se livrar.

Limpar o couro de manchas ou arranhões

Para limpar o couro de algumas marcas de uso ou pequenos arranhões, você pode usar uma solução de água morna com detergente neutro. Com uma colher de chá de detergente neutro para duas xícaras de chá já são o suficiente. Molhe o pano na solução e passe pela bolsa delicadamente, depois siga passando um pano umedecido na água natural e retire o sabão com ele. Para finalizar, passe um pano seco e sua bolsa já apresentará uma diferença.

Existe uma outra opção para esse caso também que é mergulhar um cotonete em um removedor de esmaltes ou em álcool, assim você pode passar sobre a mancha ou arranhão secando em seguida com um pano seco. É recomendável fazer esse procedimento de maneira delicada para evitar que acabe esfregando e perdendo a cor ou danificando além da mancha, por isso se atente a esse ponto.

Limpar manchas de óleo ou graxa na bolsa de couro

Quando cai um pouco de óleo ou mancha de graxa a bolsa, pode parecer um caso perdido, uma vez que parece impossível de retirar com algum pano ou até lavando ela diretamente, mas se acalme porque temos uma solução. Usando bicarbonato de sódio e/ou amido de milho, seus problemas com essas manchas acabaram.

Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a mancha e acrescente um pouco de amido de milho se o caso estiver muito forte, depois esfregue suavemente com um pano umedecido, deixando descansar depois por algumas horas, ou o mais recomendável que é do dia para a noite. Essas substâncias vão absorver o óleo, e depois que completar um tempo considerável faça a limpeza com um pano delicadamente.

Limpeza das bolsas de couro brancas

As bolsas de couro de cores claras precisam de uma atenção extra, já que o material tem mais facilidade em sujar, por isso é tão necessário esse cuidado. Para dar início, use também o bicarbonato de sódio, pois essa solução ajuda no clareamento, faça o mesmo procedimento que citamos acima, só que ao invés de usar o detergente neutro, você pode usar um sabão de coco, pois além de ser leve, auxilia a manter a cor original da bolsa.

Dicas extras

Não é tão difícil manter uma bolsa de couro, isso você acabou de ver, e algumas outras dicas ajudam nessa conservação mais duradoura. Óleo de amêndoas ou hidratantes específicos para couro são fundamentais para mantê-las elas sempre brilhosas. Para realizar isso, use um pano ou flanela e espalhe sobre toda a superfície uma quantidade que não seja muito para não ficar grudando e nem pouco, equilibre com o tamanho e o formato dela.

Para manter o formato original de sua bolsa e evitar marcações no couro deixe ela preenchida com alguma coisa, se vier com algum preenchimento, deixe-o depois de usar e não pendure, organize um espaço para suas bolsas ficarem e tenha ela sempre nova para você usar quando e onde quiser.

E aí, gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando nossos conteúdos e não se esqueça de compartilhar essas dicas para quem você sabe que precisa daquela ajuda com as bolsas de couro. Até a próxima!

Deixe um comentário